Website realizado por Cristiane Bouger. Nova Iorque/Curitiba, 2012.

OFICINA

DESVIOS URBANOS

 

Ministrante: Patrícia Fagundes e Cia Rústica

Dias 15, 16 e 17/10 incluindo no último dia a realização de uma intervenção urbana.

 

A oficina propõe o desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano que repensam a relação ator-espectador e os procedimentos cênicos na rua, de acordo com o modelo da intervenção Desvios em Trânsito, articulada pela Cia Rústica desde 2010. A idéia de desvio e de encontro é o eixo norteador para a criação.

 

Através de uma metodologia colaborativa e festiva, de acordo com os procedimentos criativos da companhia, os participantes desenvolverão propostas autorais para a realização de uma intervenção urbana, valendo-se do seu repertório imaterial e material (figurinos, objetos, elementos pessoais). A partir do conhecido, ações insólitas que perturbem o automatismo diário, que desconcertem, surpreendam, divirtam, provoquem; provocações de desvios das trajetórias retilíneas do cotidiano.

 

Em nossa época espetacular, há um excesso de estímulos em qualquer centro urbano, lutando desesperadamente pela atenção de quem transita. Desvios em Trânsito propõe relações alternativas entre o performer e a cidade, através de ações cênicas que não configuram propriamente um espetáculo, buscando integrar-se no movimento das ruas, ao mesmo tempo em que provocam estranhamento. A simultaneidade das ações compõe um painel polisêmico aberto a diferentes percepções.

 

Que transformações, que novas formas podem gerar os desvios? Não sabemos exatamente. A oficina se articula como um exercício de investigação, uma aventura, desejo de encontro e descoberta. É necessário percorrer territórios de turbulências, para que a arte possa modelar micro-territórios sociais e estabelecer redes de relações, inserindo-se no tecido do mundo.