Website realizado por Cristiane Bouger. Nova Iorque/Curitiba, 2012.

 

DEBATEDORES

 

 

HENRIQUE SAIDEL - PR

 

Diretor, ator, performer, cenógrafo, designer gráfico e pesquisador. Mestre em Teatro pela UDESC, com Bacharelado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná – onde foi professor colaborador entre 2010 e 2012. Atualmente, é doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC-UNIRIO, na Linha de Pesquisa Estudos da Performance, Discursos do Corpo e da Imagem. É autor de diversos textos e artigos publicados em livros, revistas especializadas e anais de congressos. Integrante da recém extinta Companhia Silenciosa, em Curitiba-PR. A discussão natural/artificial, falso/verdadeiro, cópia/original, vivo/inanimado, presença/ausência, bom gosto/mau gosto, ancorada em pesquisas sobre o Kitsch e a utilização de ironia e metalinguagem, dá a tônica das suas criações artísticas.

 

 

LUCIANA BARONE - PR

 

É professora no curso de Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná, vinculada à  linha de pesquisa Processos Criativos. Em São Paulo, dirigiu os espetáculos “revólver – o novo testamento segundo a morfina” (codireção com o autor, Antonio Rogério Toscano, 1996-1997), “Ofélia em Off” (de sua autoria, 2003, 2005, 2008) e as montagens do Teatro de Alvenaria, “Ensaio sobre a Liberdade” (2004) e “Elogio do Crime” (2007), tendo atuado também como iluminadora. Em Curitiba, apresentou "15 minutos para Ofélia" (Teatro de Alvenaria, 2008), e dirigiu as leituras dramáticas de "Crônica de uma vida de Mulher", de Arthur Schnitzler e "Risíveis Amores", de Milan Kundera (2011), e da graphic novel“Cachalote”, de Daniel Galera e Rafael Coutinho (2012). Foi diretora de elenco dos curta-metragens “Voltei para buscar os bolinhos” e “Histórias de concreto”. Em 2010, fez estágio de observação junto à montagem de "O Ouro do Reno", de Robert Lepage (Metropolitan Opera House, NY). É bacharel em Artes Cênicas e doutora em Multimeios pela UNICAMP.

 

 

LUCIENNE GUEDES - SP

 

Atriz, dramaturga e diretora. Teve formação em teatro pela ECA-USP, além de formação em dança e música. É mestre pela ECA-USP, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sob orientação de Sílvia Fernandes.

Além disso, Lucienne Guedes foi coordenadora e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André, atriz fundadora do Teatro da Vertigem, com Antonio Araújo (atuou como atriz em Paraíso Perdido e como dramaturgista do espetáculo Apocalipse 1,11), professora convidada do Depto. de Artes Cênicas ECA-USP - 2009 e 2010, professora da Escola Superior de Artes Célia Helena (2012), na área de dramaturgia, entre outros trabalhos.

Atualmente, é dramaturga e atriz do Núcleo Argonautas, que tem direção de Francisco Medeiros, é artista convidada do Teatro de Narradores no Projeto Arturo Ui.

Seus trabalhos mais recentes são como integrante e dramaturga da Banda Hamlet, e como atriz no espetáculo De Como Fiquei Bruta Flor, com texto de Claudia Schapira e direção de Cibele Forjaz, como dramaturga de Ulisses Molly Bloom, com a Cia Estrela D’Alva, e como dramaturga e codiretora de Cidade Fim-Cidade Coro-Reverso, indicada ao Prêmio Shell 2012.

 

 

 

CRÍTICA BLOG

 

LUCIANA ROMAGNOLLI - MG

 

Jornalista e crítica de teatro. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, em 2005, e com especialização em Literatura Dramática e Teatro pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2009, desenvolve desde 2011 uma pesquisa de mestrado em artes cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciou sua carreira jornalística na Gazeta do Povo, em Curitiba, onde atuou por quatro anos como responsável pela cobertura de teatro, entre 2007 e 2010, período no qual cobriu os festivais de teatro mais importantes do país. Em Belo Horizonte, trabalhou por um ano e meio no jornal O Tempo, como redatora e repórter especializada em teatro. Atualmente, é crítica colaboradora da revista eletrônica Questão de Crítica. Entre outras atividades, ministrou, em 2011, uma oficina de crítica de teatro no Rio de Janeiro e integrou a comissão de seleção do Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto 2012 em Belo Horizonte, participando também como crítica convidada e mediadora de debates.