A ABERTURA da 8ª Mostra Cena Breve Curitiba será no dia 17/10 em dois diferentes momentos. Ao meio-dia a intervenção Desvios em Trânsito com a Cia. Rústica-RS e artistas convidados. E a noite a partir das 20h no Teatro do SESC da Esquina a programação segue na área externa com o Cortejo Cênico-Musical CYRK do Trio Quintina-PR e no teatro o espetáculo O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só da Cia. Rústica-RS.

 

DESVIOS EM TRÂNSITO

 

Esta intervenção será realizada nas ruas do centro de Curitiba como finalização da oficina Desvios Urbanos, conduzida pela Cia. Rústica com artistas locais convidados.

O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ

 

O espetáculo propõe uma linguagem contemporânea festiva, em uma zona de diálogo entre as artes do circo e do teatro, celebrando a cultura popular brasileira e a idéia do teatro como estado de encontro, dentro da perspectiva de uma ética da festividade na criação cênica. Uma ética/estética de criação e relação, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo; combinando humor e poesia, presença e teatralidade.

Em O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, Heinz Limaverde transita por vários tipos do imaginário circense, como a mulher-barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço, além de expor sua própria persona, tecendo memória com o instante efêmero da cena. O circo errante pelos cantos das cidades, o combate contra a gravidade que diz que toda arte lança um desafio. Saltimbancos e palhaços, seu destino escreve a beleza e a precariedade da aventura criadora, a ironia da existência sob seu nariz...

 

Cia Rústica-RS

A Cia Rústica nasce em 2003, em Porto Alegre- RS, com o objetivo de criar uma zona autônoma de trabalho entre artistas “cúmplices de muitos crimes”. A companhia se propõe a investigar um pensamento não dissociado do corpo, uma crítica atravessada de poesia e humor, problematizando e desenvolvendo continuamente sentidos, trajetórias e formas de suas criações. Celebramos a palavra e o movimento, o acaso e o risco, o jogo e o espaço, a musicalidade e a imagem. A cena como experiência, como dispositivo de conexões, como máquina que provoca e administra encontros; dentro da perspectiva de uma ética da festividade na criação cênica: uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo, aceitando o caos e a turbulência como parte de uma existência multidimensional.

 

CORTEJO CÊNICO MUSICAL CYRK

 

Um homem banda, uma perna de pau sonora e animais inusitados estarão no cortejo CYRK, intervenção cênico musical do Trio Quintina. Com a participação de convidados especiais o espetáculo CYRK – o circo musical do Trio Quintina com direção. de Marcio Abreu, nasceu em 2010, desde então o projeto não parou, seguindo com vários desdobramentos (DVD, Intervenção, Oficinas...), no Cortejo o público terá uma amostra da atmosfera bizarra que envolve crianças e adultos.

 

Trio Quintina-PR

Na estrada desde 1997, o Trio Quintina conserva sua formação original, Gabriel Schwartz, Gustavo Schwartz e Fabiano Silveira, o Tiziu, e já gravou cinco CDs independentes, tendo sempre a música brasileira na bagagem, seja com composições próprias ou interpretando grandes compositores brasileiros. O Grupo percorreu em turnês itinerantes países da América Latina, Europa e várias cidades brasileiras.