ESPETÁCULOS

NÃO ME DEIXE MENTIR

2005

Não Me Deixe Mentir é uma “fábula tragicômica” permeada por traços do contemporâneo como o consumismo, a violência urbana,    o imediatismo, a estagnação. O enredo se desenvolve através de quatro jovens que resolvem roubar um caixa eletrônico de um banco 24 horas. Estes jovens, apesar de mal se conhecerem, compartilham afinidades como a falta de perspectiva, de sonhos, de “grana”, e muita vontade de ser “vencedor”, do que quer que seja.

 

“Morte e Contemporaneidade” é a inquietação que move Não Me Deixe Mentir; aqui arrisca-se um “sintoma” de Morte (talvez a morte da dignidade, da perspectiva, da indignação e tantas outras).

 

Neste trabalho, a CiaSenhas de Teatro dá seqüência à pesquisa de linguagem cênica que vem desenvolvendo desde 1999. Com ênfase no trabalho do ator-criador procuramos nos aproximar de teóricos que reflitam o fazer teatral e o comprometimento artístico com o seu tempo. Em Não Me Deixe Mentir, buscamos exercitar o encontro teatral como um espaço de discussão estética e política conforme propõe o teórico francês Dennis Guénoun. No processo de investigação optamos por atrelar construção dramatúrgica colaborativa (participação dos atores na construção do texto dramático) à pesquisa de atuação, onde ator/narrador/personagem investiga possibilidades de relação com a platéia em busca de um diálogo com o cotidiano brasileiro.

 

Não Me Deixe Mentir estreou no Festival de Teatro de Curitiba na 2ªedição do evento Coletiva de Teatro, o qual reuniu o trabalho de oito diretores curitibanos no Teatro Paiol. Em setembro de 2005 realizou temporada no Teatro José Maria Santos. Recebeu indicação ao Troféu Gralha Azul de Melhor Composição Musical e Iluminação.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Dramaturgia e Encenação: Sueli Araujo

Assistente: Roger Dörl

Intérpretes-Criadores: Anne Sibeli Celli, Cássia Damasceno, Calu Monteiro/Luiz Fernando Bertazzo e Patrícia Saravy

Direção de produção: Marcia Moraes

Sonoplastia e Composição Musical: Ary Giordani

Iluminação: Fábia Regina

Cenário: Giorgia Conceição

Consultoria de Figurino: Amábilis de Jesus

Consultoria de Maquiagem: Marcia Moraes

Programação Visual: Henrique Saidel

Colaboração (Pesquisa e Dramaturgia): Marlon de Toledo

Fotos: Elenize Dezgeniski

Realização: CiaSenhas de Teatro