ESPETÁCULOS

JOÃO AND MARIA

2003

João and Maria trata da influência da mídia no dia-a-dia contemporâneo. Fala sobre a permeabilidade que há entre a vida das pessoas na atualidade e a televisão, onde realidade e ficção estão separados por uma linha tênue.

Tomando como exemplo os reality shows, a montagem da companhia lança um olhar sobre as implicações da relação TV-Mídia-Indivíduo e sobre o fenômeno da espetacularização na sociedade contemporânea numa perspectiva crítica e bem humorada.

 

O texto, obtido por meio de improvisações, conta a história de uma babá que tenta dar um remédio à garotinha que cuida. Nesse processo, as duas entram num bosque fictício, criado pela imaginação da menina. Mas é nesse bosque que ficção e realidade se confundem, principalmente quando a babá pressente que um de seus filhos está precisando de ajuda e decide deixar a garota, filha da patroa, por alguns instantes sozinha. O resultado da decisão pode ser determinante.

 

A história relatada, porém, não pode ser definida como linha central do espetáculo. Ela serve como pano de fundo para tratar de uma série de questionamentos abordados pela companhia.

É sempre com um olhar crítico e estético que a CiaSenhas parte para seus trabalhos. As idéias primordiais dos espetáculos nascem a partir da observação das questões do universo contemporâneo.       O material obtido passa a ser contrastado com conceitos estéticos que dão base teórica às suas pesquisas.

 

Seguindo a linha de outros trabalhos, a companhia opta mais uma vez pela criação integrada do espetáculo, onde atuação, texto, direção, cenário, figurino, música e iluminação são feitos simultaneamente a partir de experimentações práticas.

 

O espetáculo estreou em 2003 na Mostra Contemporânea do 12º Festival de Teatro de Curitiba, realizou temporada no Teatro Pé no Palco, participou da 2ª Mostra de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba e da Mostra de Teatro de Sertãozinho em 2004.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Encenação e Dramaturgia: Sueli Araujo

Assistentes: Michelle Siqueira e Carlos Monteiro

Intérpretes-criadores:

Ana Rosa Tezza / Sueli Araujo

Anne Sibele Celli

Cássia Damasceno

Danilo Correia

Jairo Moisés Bankhardt

Marcelo Rodrigues

Greice Barros

Patrícia Saravy

Direção de Produção: Marcia Moraes

Direção de Movimento e Preparação Corporal: Cinthia Kunifas

Criação e Execução Musical: Paulo Demarchi

Iluminação: Nadja Naira

Cenário: Alfredo Gomes

Figurino: Amábilis de Jesus

Maquiagem: Marcia Moraes

Realização: CiaSenhas de Teatro