Integrantes

Colaboradores

INTEGRANTES

ANNE CELLI

Curitibana graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná em 2003. Atua desde 2002 como atriz e pesquisadora integrante do grupo CiaSenhas de Teatro onde desenvolve pesquisas técnicas de atuação dentro da linha de trabalho da companhia, e atua desde 2006 como atriz, improvisadora e pesquisadora no grupo Antropofocus, onde explora diferentes formas de comicidade a partir das técnicas do improviso. Trabalhos realizados na CiaSenhas: João and Maria, Não Me Deixe mentir, A Farsa de Mary Help, Antígona Reduzida e Ampliada, Delicadas Embalagens, Concerto para rameirinhas e Pálidos. Nos espetáculos Circo Negro e Fui, atuou com assistente de direção.

ARY GIORDANI

Músico, sound designer e pesquisador, doutorando em Etnomusicologia pela ECA/USP, mestre em Musicologia Histórica pela UFPR, professor nos cursos superiores de Tecnologia em Produção Cênica e de Luteria na UFPR (Sonoplastia e Desenho de Som, Etnocenologia e Psicoacústica), concentra seus interesses nas áreas da etnomusicologia, tecnologia de áudio e políticas públicas para cultura.

CILIANE VENDRUSCOLO

Artista e mãe. Se  dedica cada vez mais na instrumentalização do corpo cênico e da voz. Trabalhando com mais frequência com o Teatro e Contação de Histórias, arriscando algumas vezes na dança, no cinema e na musica. Atualmente integrante de duas Companhias de Teatro Curitibanas que tem um trabalho continuado com pesquisas que tem como  enfoque o trabalho do ator-criador e a dramaturgia original. São elas a CiaSenhas de Teatro e Cia de Bife Seco. Na área de Contação de Histórias desenvolve um trabalho de estudo mais solitário, buscando um encontro e uma troca com as mais variadas plateias e faixas etárias, encontros que acontecem através de histórias lidas, inventadas ou reiventadas. Os  investimentos na área da dança e do cinema surgem normalmente a partir do outro, quando cria parcerias que a instigam e a fazem mover-se a partir da identificação de alguma ideia.

GREICE BARROS

Atriz e produtora cultural. Desde 2002 integra a CiaSenhas de Teatro em seus principais trabalhos em repertório e também na criação de projetos e manutenção da sede. Vem atuando em curtas e longas metragens paranaenses interessando-se pelo diálogo entre teatro e cinema. Sócia fundadora da Núcleo Produções Cultura e Desenvolvimento, onde idealiza e desenvolve projetos como produtora a mais de dez anos.

 

LUIZ BERTAZZO

Luiz Bertazzo, nasceu em Corumbá, começou sua carreira como ator aos doze anos de idade mudou-se para Curitiba e ingressou em Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná, foi nos corredores da FAP que conheceu a cia Senhas e passou a fazer parte de suas montagens. Em Curitiba trabalha pra outros coletivos de Teatro, tendo desenvolvido trabalhos junto à Vigor Mortis e à Bife Seco, companhia que ajudou a fundar dentro da faculdade. Há cinco anos expandiu sua área de atuação, depois de flertar com o cinema em algumas participações como ator hoje trabalha como roteirista em parceria com algumas produtoras, entre elas a Beija Flor Filmes responsável pela produção do seu primeiro longa metragem.

MARCIA MORAES

Produtora e gestora cultural com atuação nesta área desde 1992. É uma das fundadoras da CiaSenhas de Teatro onde atua na área de produção e gestão na realização de espetáculos e ações artísticas. É uma das coordenadoras da Mostra Cena Breve Curiiba – a linguagem dos grupos de teatro. Em 2006 fundou com Greice Barros a Núcleo produções Cultura e Desenvolvimento com a qual tem realizado diversas produções na área de teatro e música, com ênfase em projetos de continuidade. Com mestrado e graduação em Artes Cênicas e especialização em Arte Educação, é professora do colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR-FAP desde 1995.

RAFAEL DI LARI

Ator, arte educador e contador de histórias. Bacharel em Artes Cênicas/Interpretação Teatral pela UNESPAR. Especialista em Contação de histórias e Literatura Infantil Juvenil pela Faculdade de Ampére e integrante do quadro de professores nesta pós-graduação. Nascido em Sorocaba/SP e morador de Curitiba desde 2003. Ministra cursos e oficinas de teatro e contação de histórias. Fez parte da Companhia Subjétil e integra a Companhia Inominável. Atua com a CiaSenhas de Teatro desde 2012.

SUELI ARAUJO

Autora, diretora e atriz. Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, especialista em Arte Educação pela FAP e bacharel em Artes Cênicas pela PUC-PR. É fundadora da CiaSenhas de Teatro onde desenvolve seu trabalho como dramaturga e diretora artísticas dos espetáculos da companhia, desenvolvidos em processos colaborativos com os atores. Em parceria com o ilustrador José Aguiar, publicou o livro para crianças Celina. Em 2013 publicou o livro Narrativas em Cena com três textos de sua autoria. Em 2015 estreou como diretora no cinema com o curta-metragem Dessas coisas que acontecem. É coordenadora artística e curadora da Mostra Cena Breve Curitiba - a linguagem dos grupos de teatro. Professora do Curso de Artes Cênicas da Unespar-FAP.

Uma companhia movida por inquietações estéticas, ideológicas e sociais e que acredita no teatro como exercício do ser humano.