ESPETÁCULOS

DEVORATEME

2001

Em DEVORATEME, a opção da Companhia por abordar as questões sociais de maneira dialética, levou a estudos de pensadores e artistas que propõem em seus trabalhos uma dimensão humana    e crítica da realidade. Assim, o grupo chegou a Bertold Brecht, Renato Cohen e Tom Zé, e imbuídos de suas idéias e pensamentos estéticos, procurou traduzir através de sons, movimentos e palavras, as questões sociais que permeiam a realidade do Brasil   (e da América-latina), considerando a poesia, a leveza e o particular “bom-humor” do brasileiro.

 

Nesta montagem, a CiaSenhas de Teatro buscou dialogar com o cotidiano brasileiro, em particular com os cidadãos anônimos que percorrem os centros urbanos das grandes metrópoles e passam despercebidos pelos olhares apressados da multidão. Estas pessoas comuns do nosso dia-a-dia são as protagonistas deste trabalho. No palco transitam crianças de rua, desempregados, bandidos, bêbados, prostitutas, personagens que surgem numa seqüência não linear, transformando-se uns nos outros e definindo-se apenas como brasileiros.

 

Para tanto optou-se por uma dramaturgia cênica centrada na pesquisa e no trabalho do ator-criador e sua potencialidade de comunicação corporal e sonora.

 

O espetáculo conta com a participação de músicos que desempenham papel fundamental na construção desta escritura cênica criada a partir de imagens e sons da vida cotidiana.

 

DEVORATEME teve estréia em setembro de 2001 com uma excelente repercussão de público e de crítica, tendo sido indicado ao Troféu Gralha Azul em sete categorias e recebendo o prêmio  de Composição Musical e Figurino. No Festival de Teatro de Curitiba/2002 foi indicado pela Folha de São Paulo como um dos cinco melhores espetáculo do FRINGE – Mostra Paralela.

 

Em setembro de 2002 realizou uma breve temporada em São Paulo participando do I Circuito Centro da Terra de Artes Cênicas/2002.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Encenação e Dramaturgia: Sueli Araujo

Intérpretes-Criadores: (1ª temporada) Ana Rosa Tezza, Eduardo Giacomini e Olga Nenevê; (2ª temporada) Ana Rosa Tezza, Mauro Zanatta e Sueli Araujo

Direção de Produção: Marcia Moraes

Composição Musical: Paulo Demarchi

Execução Musical: Paulo Demarchi e Alexandre Rogoski

Figurino: Eduardo Giacomini

Maquiagem: Marcia Moraes

Iluminação: Nádia Luciani e Nadja Naira

Assistente de Produção: Cássia Damasceno

Assessoria de Imprensa: Kátia Michelle

Realização: CiaSenhas de Teatro