// Espetáculos Realizados

REPERTÓRIO

DELICADAS EMBALAGENS

2008

Delicadas Embalagens é o invólucro de humanidades expostas às perdas e aos excessos da vida contemporânea em que o afeto corre o risco de ser substituído por coisas. A condução do espetáculo é feita por quatro atores que narram e vivenciam a intimidade e as perdas de uma família formada por pessoas muito jovens. São adolescentes que trôpegos, educam suas duas filhas e tentam administrar, ao seu modo, uma vida adulta repleta de solicitações. São seres imersos em conflitos familiares.

 

A afetividade e suas contradições formam um elemento fundamental neste trabalho. Ela é forma e conteúdo explorados      no texto, na atuação dos atores e nos demais elementos visuais. Ela media os comportamentos dos personagens e potencializa                     a delicadeza com a qual são tratados os temas: consumo, alienação despreparo psíquico, moral e ético.

 

A encenação estabelece o discurso cênico na atuação, no jogo entre os atores e na relação entre ator-personagem-narrador e platéia, para expor algumas fragilidades humanas de nosso tempo.                   A presença física dos interpretes é um recurso dramatúrgico importante, pois atua como articulador de estados corporais que narram as emoções relacionadas aos fatos narrados.

 

A dramaturgia acentua diferentes ângulos sobre os fatos e desdobra tempo e espaço para revelar múltiplas percepções sobre pequenos detalhes do cotidiano. Em Delicadas Embalagens, os acontecimentos banais (apresentados sob os diferentes pontos de vistas de cada um dos personagens) convidam o espectador  a participar de um universo sensível repleto de pequenas surpresas. O resultado é uma narrativa ágil e envolvente que desde o início estabelece uma relação de cumplicidade com  a platéia.

 

Imprensa

 

“Delicadas Embalagens plasma inquietudes em suas soluções                 e tragicomicidades. A CiaSenhas não concebe o teatro que não  em  relação. Parece óbvio, mas é premissa que a distingue em dez anos de pesquisa, inclusive ao juntar-se aos pares de Curitiba em torno do Movimento de Teatro de Grupo. Não disfarça a fome de falar ao outro. Seus espetáculos equilibram-se no arame farpado do intimismo em tempos de rasgada exposição, custe o que custar. Investiga as dobras da existência e dá o espelho que jamais revela  o óbvio.” Valmir Santos, 25/03/09

 

“Apresentada no Fringe, Delicadas Embalagens, da Cia. Senhas, une em igual medida vigor juvenil com rigor na criação. O palco é uma arena que coloca o espectador próximo do ator a ponto de poder tocá-lo. Ali, três atrizes e um ator criam, em cenas ora cômicas, ora trágicas, o cotidiano de um casal que teve duas filhas na adolescência. Num espaço assim é preciso fé cênica para transportar o espectador para a ficção. O grupo consegue a leveza que o texto pede.” – Beth Néspoli – O Estado de São Paulo, 26/03/2009.

 

“Delicadas Embalagens”, da CiaSenhas, também honrou o teatro de investigação curitibano.” – Luis Fernando Ramos – Folha de São Paulo, 28/03/2009.

 

“Ao retratar uma tragédia com grande leveza, Delicadas Embalagens revela-se um espetáculo poderoso, capaz de fazer com que sua crítica ao materialismo excessivo do mundo atual atinja espectadores desarmados.” – Gabriela Melão, FENTEPP, 28/08/2009.

CLIPPING

FICHA TÉCNICA

 

Texto e Encenação: Sueli Araujo

Atores: Anne Celli, Greice Barros, Luiz Bertazzo, Patrícia Saravy e Sueli Araujo

Direção de Movimento e Preparação Corporal: Cinthia Kunifas

Direção de Produção: Marcia Moraes

Composição Musical e Sonoplastia: Ary Giordani e Luiz Otávio

Cenário: Alfredo Gomes

Figurino: Amábilis de Jesus

Iluminação: Fábia Regina

Maquiagem: Marcia Moraes

Assistente de Produção: Alex Dias (estagiário)

Colaboração: Henrique Saidel

Realização: CiaSenhas de Teatro