ESPETÁCULOS

A FARSA DE MARY HELP

2000

A Farsa de Mary Help (2000), montagem que faz parte do repertório da companhia, foi concebida para 03 atores e 03 músicos que executam a trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, pontuando o desenrolar da história em busca da cumplicidade com a platéia.

 

O espetáculo, criado a partir da obra de Molière, combina a vitalidade e a leveza das comédias das ruas com o acréscimo de uma refinada ironia e crítica social. Nesta montagem, o tom de gracejo e flerte perpassa a trama do espetáculo e ao mesmo tempo faz refletir. A proposta é conversar com a platéia em tom de riso, num encontro sem formalidades, como acontecia antes nas ruas, feiras e praças onde era apresentada a Comédia Dell’Arte.

 

O texto de Molière “As Preciosas Ridículas” (1659), inspiração para este espetáculo, é uma primorosa obra que brinca com os valores   de uma sociedade fútil e espalhafatosa e permite, ainda hoje, encontrar reflexos na nossa sociedade, ressaltando a atualidade dos temas propostos e revelando características como o consumismo,    a futilidade e a ditadura da moda tão presentes no nosso cotidiano.

 

A Farsa de Mary Help já realizou mais de 70 apresentações em ruas, praças e parques de Curitiba e Região Metropolitana, excursionou por diversas cidades paranaenses, além de ter participado de Festivais em Corumbá/MS, Antonina/PR, Pindamonhagaba/SP, Presidente Prudente/SP, Sertãozinho/SP, Rio Branco/AC, Araucária/PR, Campo Mourão/PR, União da Vitória/PR, Paranavaí/PR, entre outros, obtendo sempre uma calorosa recepção das mais diversificadas platéias.

 

O espetáculo recebeu Troféu de Melhor Composição Musical, Ator,    e Maquiagem no XXX FESTE /2006 – Festival de Teatro de Pindamonhangaba-SP.

FICHA TÉCNICA

 

Dramaturgia: Sueli Araujo a partir da obra de Molière “As Preciosas Ridículas”

Direção: Sueli Araujo

Atuação: Eduardo Giacomini/Jairo Bankhardt/Anne Celli (Mary Help), Olga Nenevê/Ana Rosa Tezza/Neto Machado/Greice Barros (Pai),  Sueli Araujo/Karina Flor/ Luiz Bertazzo (Carregador)

Composição Musical: Ary Giordani

Execução Musical: Ary Giordani, Patrícia Saravy e Sueli Araujo

Cenário: Eduardo Giacomini (1ª versão) / Alfredo Gomes (2ª versão)

Figurino: Eduardo Giacomini

Maquiagem: Marcia Moraes

Produção: Marcia Moraes e Cássia Damasceno